top of page

Chiaroscuro

Atualizado: 23 de mai. de 2020

O Chiaroscuro é definido pelo contraste entre luz e sombra na representação de um objeto ou pessoa. Surgiu no Renascimento com Leonardo da Vinci, Caravaggio e principalmente Rembrandt. O efeito claro-escuro é muito mais acessível em fotos de estúdio, mas me tornei um caçador dessa luz em minhas caminhadas pelas ruas deste planeta. É uma caça difícil de encontrar, mas quando a encontro, entro em êxtase. Esta é uma amostra de alguns troféus que capturei na Índia e em Myanmar.

Mandalay Myanmar 2018


Eu visitava um orfanato para pequenos monges e, ao entrar no refeitório, vi essa criança com sua "sobremesa". Nesse momento, percebi uma incrível paleta de cores: o tom da pele, a túnica vinho e as três tangerinas num amarelo irradiante.


Varanasi India 2019


Uma das minhas fotografias favoritas! Eu estava no interior de um mercado de flores efervescente, em Varanasi. De repente, vi este jovem sentado em uma pequena sala. Aproximei-me e comecei a clicar. Fiquei emocionado com o seu olhar sério e sereno!


Mrauk-U Myanmar 2018


Na aldeia Chin, em Myanmar, as mulheres de minorias étnicas são conhecidas por suas tatuagens faciais notáveis. A lenda Chin diz que, quando um rei birmanês viajou para a região, ficou tão impressionado com a beleza das mulheres que sequestrou uma para ser sua noiva. Por esse motivo, as famílias Chin começaram a tatuar suas filhas para garantir que não fossem levadas embora.


Myanmar 2018


"Ninguém pode viver na luz o tempo todo." ~ Libba Bray

Vrindavan India 2017


O Holi Festival ou Festival das Cores é a festa mais colorida da Índia. É o anúncio da chegada da Primavera e o fim do Inverno, simbolizando a vitória do Bem sobre o Mal. As tintas e o pó tomam conta das ruas e a ordem é se divertir. No meio da multidão, em fração de segundos, sintonizo e congelo este olhar na minha direção, destacado pela veste amarelo ouro desta jovem indiana.


Vrindavan India 2017


As reações apaixonadas das pessoas a uma pintura, a exclamação 'Oh, isso é maravilhoso!' podem, mesmo que sejam de maneira positiva, destruir completamente o chiaroscuro, o tecido místico oculto da fantasia de que o artista precisa - Marie -Louise von Franz


Mrauk-U Myanmar 2018


Munnar Kerala India 2019


Mais um tróféu Chiarscuro. Dessa vez, a luz entrando pela lateral de um Tuk Tuk ou autoriquixá.


Mandalay Myanmar 2018


Chiaroscuro

É claro como esse seu sorriso

que desconserta sem precaução

Escuro como quando meia luz

te cobre o rosto nesta junção

(trecho de uma poesia de Raissa Sehn)


Mrauk-U Myanmar 2018


O governo socialista birmanês proibiu a prática de tatuagens no rosto durante a década de 1960 como parte de seu programa de livrar-se das práticas antigas e dar início às modernizações, considerando uma barbaridade fazer tatuagens. Essas mulheres são a última geração a ter tatuagens faciais. Quando morrerem, um capítulo da história Chin será relegado aos livros didáticos. ( Dave Stamboulis)


Kolkata India


Caminhando pelo imenso mercado de flores, o Mullik Ghat, em Kolkata, em que 85% delas são compradas para oferecer aos deuses, encontrei, embaixo de um viaduto, esta cena chiaroscuro. Faça um passeio visual pela fotografia e veja os colares de flores contrastando com o escuro background e a parede trabalhada pelo tempo, decorada com a gravura de um dos seus deuses. Você sabia que existem mais de 33 milhões de deuses e deusas hindus, os de Devi e as Deva, que são uma manifestação corporal da Trindade Hindu formada por Brahma, Vishnu e Shiva?


Varanasi India




Munnar Myamar 2018


Varanasi India 2019


Kolkata India 2017



Vrindavan India 2017



ARTE APLICADA







418 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page